14/11/2016 | segunda-feira
Home | Educação | A Caixa de Lápis de Cor

A Caixa de Lápis de Cor

a caixa de lapis de cor

Imagine que você tenha uma vida em preto e branco, sem graça, desanimada, sem muitos anseios e objetivos. Agora pense que você é capaz de transformá-la em algo melhor por meio de alguns lápis coloridos.

Isso é o que acontece com o personagem de “A Caixa de Lápis de Cor”, de Maurício Veneza, da Editora Positivo. A obra é uma narrativa visual feita para as crianças pequenas, a partir dos cinco anos. Nela, um pequeno engraxate recebe uma caixa de lápis de cor como pagamento por um trabalho. Quando o menino desenha uma paisagem, acaba literalmente mergulhando na imagem e vivendo naquele ambiente criado por ele mesmo, cheio de flores, árvores e bichos. Depois de interagir com elementos presentes no desenho, o garoto volta à realidade e começa a colorir a cidade em que vive, desenhando pássaros, borboletas e flores. É uma narrativa poética, realista e divertida.

Segundo o próprio autor, essa obra é um resgate da intervenção da magia por meio de objetos e situações comuns. “Não trago novidade. Utilizei uma caixa de lápis de cor e procurei explorar algumas das possibilidades dessa utilização”, diz. Para Veneza, seus pequenos leitores fazem diferentes interpretações daquilo que leem, e todas elas são válidas. “Um pode achar que as crianças podem transformar o seu mundo. Outro, que isso serve para crianças de qualquer idade, mesmo as bem velhinhas. Mais adiante outro achará que falo da necessidade da intervenção humana para transformar as coisas. Talvez eu esteja falando do meu próprio trabalho ao mostrar que é possível modificar a realidade, criar novos mundos por meio dos desenhos”, avalia.

A Caixa de Lápis de Cor faz parte da coleção “História à Vista”, que traz histórias contadas apenas por imagens e trata de temas relacionados à imaginação e à infância. Essa e outras obras pertencem ao Zepelim, projeto de literatura infantil da Editora Positivo. Esse livro foi selecionado para o catálogo brasileiro da Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália, em 2009, e está disponível nas melhores livrarias do Brasil.

Check Also

prova brasil

Simulados Prova Brasil 2011

O Ministério da Educação divulgou hoje os simulados da Prova Brasil 2011 que deverá ser …

No comments

  1. cezarina da silva castro

    Fiquei muito interessada em trabalhar com meus alunos essa narrativa, mas não consegui pesquisar na internete

  2. SÉDIMA FRANÇA

    Boa noite sou diretora da E.M.Manoel Raimundo,coordenadora do projeto O CONTÁGIO PELA LEITURA e gostaria de adquirir o livro A CAIXA DE LÁPIS DE COR do autor Maurício Veneza,ou seja qual é o valor do livro.um abraço