18/11/2016 | sexta-feira
Home | Educação | Caderno Amarelo do Enem e erro no gabarito

Caderno Amarelo do Enem e erro no gabarito

caderno amarelo enem erro gabarito

Impressionante a sequencia de problemas que as provas do Enem tem apresentado. Todo mundo esperava que depois de toda a confusão do ano passado as coisas seriam diferentes no Enem 2010, mas no primeiro dia de prova já começaram os problemas.

Os estudantes que receberam o caderno amarelo para fazer a prova foram brindados com erros de impressão e, de acordo com o Inep, todos receberam novos cadernos sem os erros. Como se não bastasse, houve uma inversão no gabarito da prova. As primeiras 45 questões da prova eram de ciências humanas, mas no gabarito as primeiras questões eram de ciências da natureza.

Os erros de impressão e a troca dos gabaritos estão gerando uma grande reclamação e podem render processos solicitando o cancelamento da prova.

Agora, será que não conseguem fazer nada direito? Como podem gastar milhões e meses na preparação do exame e não identificarem erros tão significativos como esse?

Sua prova estava com o gabarito trocado? Nos diga nos comentário como foi a prova e se as explicações recebidas foram suficientes para resolver o problema e garantir o correto preenchimento do gabarito.

Não esqueça, o gabarito do enem 2010 será divulgado na terça.

Check Also

prova brasil

Simulados Prova Brasil 2011

O Ministério da Educação divulgou hoje os simulados da Prova Brasil 2011 que deverá ser …

No comments

  1. Rosane Monteiro

    Meu caderno era o azul no primeiro dia e na minha escola fomos orientados a ignorar o título e responder conforme a ordem numérica, mas li nos comentários que alguns inverteram, e agora gente, como é que fica?!!!!

  2. no cartão de informação estava investidos no lugar de ciências humanas tinha ciências da natureza e a fiscal mandou colocar as respostas investidas também quando cheguei em casa passou na televisão que era para responder do jeito que estava na prova e agora como faço para que este erro seja corrigido?

  3. O meu caderno era amarelo,mas só deu problema no gabarito msm…

  4. A instrução dada pelo fiscal de prova era para desconsiderar o título da folha de resposta, com tanta informação para manter o processo de aplicação de prova seguro eles confundiram alguns desavisados.

  5. A minha prova era amarela, enquanto estava fazendo percebi vários erros ortográficos mas isso não me encomodou, o que me encomodou foi a inversão no gabarito entre outros problemas com questões que a prova apresentou.

  6. A minha prova era rosa. Tudo certo quanto a numeração das questões. Mas o erro no gabarito me preocupa. Fomos orientados a preencher o gabarito normalmente, sendo que a questão 1 correspodia ao número 1 do gabarito. Mas como será a correção da prova? Qual era o certo realmete? Só espero não ter que fazer a prova novamente. Ninguém merece.

  7. Eu estava com a prova ROSA tanto sabado qto domingo…sabado o cabeçalho do gabarito estava sim trocado, mas a orientação foi respondert as questões de acordo com o numero, visto que ocorreu uma troca de ciencias humanas por ciencias da natureza e vice versa, domingo ocorreu tudo bem…espero que nao cancelem a prova por essa besteira, que qualquer um saberia diferenciar uma questao de humanas de uma de ciencias da natureza né..!!

  8. Yuri Sarmento

    eu recebi o caderno amarelo e percebi o erro logo na 1ª questão, mas eu não comentei nada porque eu pensei que era uma pegadinha para testar a atenção dos participantes, dai eu marquei como era pra ser naturais com naturais e humanas com humanas mesmo sendo 1 a 46 e 2 a 47… eu só quero saber como vão fazer para corrigir e não avisaram nada no colégio onde eu fiz a prova sobre esse erro.

  9. O meu caderno de prova era o amarelo e tava com erros ortográficos, fora isso nada que me prejudicasse muito.

  10. recebi o caderno amarelo, mas já corrigido, sem erros.
    mas não fomos avisados da inverção no gabarito, isso é um absurdo! se eu errar tudo, o que eu vou fazer? eu dependia do enem.. é uma falta de vergonha isso!

  11. Sou de Foz do Iguaçu, e meu caderno era amarelo, e estava em perfeitas condições, nenhuma questão repetida nem faltando. Só havia erro no gabarito mesmo…
    Mesmo assim fiquei triste por quem foi prejudicado, por mim todos com prova amarela deviam entrar na faculdade que quiser kkkkkkkkkkkkkkkk

  12. danilo dayrell (lamentável)

    O orientador nos alertou da inversão do gabarito aconselhando marcar relevando a inversão porém essa orientação foi passada no mínimo 1h30m depois do inicio da avaliação o que gerou tumulto e desconforto pois muitas pessoas já tinha iniciado sua marcação,com o tumulto gerado pela ignorância dos orgãos competentes pessoas foram prejudicadas devido a falta de preparação dos aplicadores que estavam ináptos de informações e soluções onde as 2 orientadoras que estavam na minha sala passavam insegurança aos concorrentes.
    Houve um efeito dominó de erros onde onde a força motriz de tudo foi a incompetência do govrno.Espero solucões coerentes e que nenhuma pessoa fique prejudicada.

  13. meu caderno era amarelo e não foi trocado!!

  14. na minha sala os uinstrutores nao sabiam do problema.. eu comecei marcando pelo titulo… mas achei estranho e EU avisei o instrutor, que avisou a turma para considerar a nu8meração.. mas só depois de eu ter marcado 3 no gabarito.. vo tentar recorrer mas provavel que perdi elas

  15. eu estava com a amarela, tinha marcas de digitais impresso…quanto ao gabarito, faço todas as questões depois passo no gabarito, por isso, nem tinha percebido até o supervisor nos falar!

  16. eu acho que o nosso governo deveria se preocupar um pouco mais com a educação, pois o enem não é uma provinha qualquer, é uma prova que irá decidir a vida de muitos (pelo PROUNI) como se já não bastasse o caos que está as escolas públicas, agora até uma prova oficial ta uma bagunça!!!!!
    isso é uma sacanagem pois passamos o ano inteiro estudando e agora por falta de ORGANIZAÇÃO deles os alunos que se ferram!!!

  17. O meu caderno era amarelo e tava com questoes repetidas e algumas faltavam,quando perguntei ao fiscal ele naum sabia o q responde e foi fala com um superior,mais tarde esse superior apareceu na sala e disse q naum podia fazer nada e disse q era do nosso bom senso faze a prova e q naum era responsavel por isso…
    Alem disso naum avisaram nada do q fazer com o erro dos gabaritos, nem pra ligar pra brasilia naum ligaram…
    O ENEM virou piada e parece q ninguem quer mudar isso…
    eu estou me sentindo muito prejudicada e agora me mandam recorrer.

  18. estive com o caderno amarelo que da qual havia erros sem contar o gabarito que estava errado.

  19. O meu caderno era amarelo e tava com questoes repetidas e algumas faltavam,quando perguntei ao fiscal ele naum sabia o q responde e foi fala com um superior,mais tarde esse superior apareceu na sala e disse q naum podia fazer nada e disse q era do nosso bom senso faze a prova e q naum era responsavel por isso…
    Alem disso naum avisaram nada do q fazer com o erro dos gabaritos.

  20. O erro na prova do enem prejudicou muito os alunos. Essa prova prova é muito importante para a educação brasileira pos abrange pessoas que não tem condições de entrar numa universidade particular, dando a oportunidade a pessoas carentes de fazer um curso que antes parecia impossível conseguir. Então eu digo que esse erro, se não for solucionado, pode acabar com o sonho de milhares de brasileiros.

  21. a prova estava muito dificil e os erros ortograficos foram graves e atrapalharam o entendimento de algumas

  22. Eu fui preojudicada, marquei da forma pedida no gabarito ou seja as de 1 a 45 coloquei as 45 a 90 que eram Ciencias da Natureza e as de 45 a 90 coloquei as de 1 a 45 que eram as de Ciencias Humanas.

    Fui preojudicadaa
    Quero q tomem uma decisão!

  23. Juerly Maxson

    Meu problrma foi só com os títulos do gabarito trocados. A primeira orientação era pra inverter a ordem e responder no título certo. Depois mandaram desconsiderar os títulos. As pessoas que já tinham invertido receberam outro gabarito.

  24. Além de ter sido uma prova feita pra retardados, pois iguala pessoas que se mataram de estudar e pessoas que não estudaram naada. Devia ser um pouco mas difícil pra que valha a pena estudar, senão, basta assistir a porcaria da globo e babar o governo pra passar. Os erros são prova de que o sistema é falho e prejudica quem realmente estudou pra passar.

  25. Meu caderno era amarelo, falaram quer era para preencher o cartão resposta de acordo com os números ignorando o título!

  26. Matheus Cristal

    Meu caderno era o amarelo,e estava com o problema no gabarito mas fomos instruidos corretamente, sem problemas.

  27. Rakel de Alencar

    O meu caderno do Enem 2010 era amarelo, e até aonde eu sei, não apresentou sequer um erro quanto à organização. Porém, o meu cartão de resposta, bem como o de todos os participantes veio trocado. É uma questão de falta de esclarecimento por parte dos fiscais – o meu fiscal direcionou todos da minha sala de modo muito organizado.
    Infelizmente ocorreu esse problema de impressão, como o Reitor/Diretor (ou seilá o que ele é ) disse, mas eu defendo que o problema foi na péssima informação por parte de alguns fiscais.
    Mas no final das contas, desejo uma boa sorte à todos os participantes desse processo seletivo, e espero que dê tudo certo para aqueles que se saíram prejudicados quanto à confusão do gabarito.

  28. na sala de exame fomos impedidos por um bom tempo de marcar as respostas no gabarito e nem nos disseram por que. depois que fomos liberados para responder no gabarito fomos informados que o gabarito estava invertido a principio fomos instruidos a obedecer as areas de conhecimento , tempos depois vieram nos dizer para obedecer a ordem numerica do gabarito, oque gerou grande confunsão perdemos muito tempo para responder no gabarito questoes que provavelmente estarao erradas devido a extrema incompetencia do mec , pois como querm avaliar o ensino medio se deixam passar um erro tao groseiro como esse . como diria boris casoi “isso e uma vergonha ” .

  29. Marcela Bellato

    O meu caderno do Enem 2010 era o amarelo, percebi diversos erros durente a prova, além de ressaltar a inversão dos títulos das matérias no Cartão-Resposta, e nem assim foi trocado, por um novo caderno como o Inep registrou que todos os alunos com essa respectiva cor obtiveram.

  30. Além do erro da inversão do gabarito que todos sofreram, alguns cadernos amarelos estavam com os graves erros comentados aqui (questões repetidas, ou seja,11 questões FALTANDO !) com o agravante de não terem sido fornecidos outros cadernos ( de outras cores, já que todos os amarelos do local estavam errados!). Não se trata de uma questão de “não conferiu a prova, então se dane, eu fui bem!” como eu já li… Nós conferimos, reclamamos e não fomos atendidos, tivemos que preencher um gabarito “Cada um por si, Deus por todos! ” Gente, é um erro inconcebível! Sinceramente não vejo solução… O que pretendo fazer amanhã é reunir provas de que fui prejudicada, aconselho aos interessados que façam o mesmo! Obrigada

  31. o meu caderno de questõe foi o amerelo tinha erros de palavras e tem duas questoes uma todas as alternativas estavam correta e outra alternativa com duvidas de alternativa

  32. Cara…foi avisado em toda a minha cidade!..Era obrigação do fiscal ter ligado para saber o que fazer!…Foi avisado que a inversão dos nomes não afetaria a marcação..que fossem marcadas na sequencia da prova

  33. Minha prova foi a amarela e fiquei preocupada em relação ao gabarito,perguntei para a responsável sobre a inversão e ela respondeu q era pra eu seguir o número das questões q eu não seria prejudicada…será q não mesmo????

  34. Ok, concordo que foi sacanagem faltar/repetir questões nos cadernos, erra a ordem do gabarito, mas duas coisas são inaceitaveis:
    1) perceber AO MARCAR NO GABARITO que faltam questões. Poxa, custa ver se você fez NOVENTA questões DIFERENTES? Não tô falando de quem não recebeu/repetiu questões, mas de quem fez, tipo, 70 questões e não se tocou que faltamvam 20.
    2) Marcar o gabarito errado porque NÃO LEU os nomes CIÊNCIAS HUMANAS e CIÊNCIAS DA NATUREZA nos locais trocados. Mais uma vez, não falo de quem foi aconselhado erroneamente pelo fiscal, mas sim de quem nem leu o gabarito e foi logo marcando.

  35. isso é uma vergonha o meu era o caderno amarelo além de todas as falhas eles não me explicaram direito e marquei errado no gabarito perdendo 5 questões que tinha acertado .

  36. Eu também fui orientada a responder ao inverso, respondi de acordo com o que pedia no gabarito, terei que entrar no site e pedir para “desinverter”?

  37. Na escola onde prestei o ENEM, ao perceberem a troca de posições do gabarito, ligaram para Brasília e fomos orientados a responder inversamente, ou seja, a questão 46, na realidade era a número 1 e assim todos os alunos presentes procederam no preenchimento.
    E agora, qual vale??? A sequência do caderno de perguntas ou o preenchimento conforme o enunciado das disciplinas???

  38. eu estava com o caderno amarelo e nao recebi outro!

  39. Quando eu estava marcando o gabarito é que eu percebi que o caderno amarelo estava faltando questões. Só que eu não tinha mais tempoe fui prejudicada!!

  40. Adriene de Paula

    Eu sinceramente acho uma enorme falta de competencia! agora o enem realmente virou uma palhaçada, é prova extraviada que ate hoje ninguem sabe quem é o culpado, são erros que podem comprometer todo o exame, nao só o exame mas como o meu futuro… pode nao interessar pra ninguem, mas disso depende o meu futuro, nao tenho condiçoes de pagar uma faculdade, dependo do enem.
    Eu realmente acho que deveriam ao menos ter nos avisado, ms nem isso fizeram,OS FISCAIS NAO NOS AVISARAM!!!! repito, NAO NOS AVISARAM, dos erros cometidos…
    Espero que ao menos dessa vez alguma providencia seja tomada!!!!!!!!

  41. Pois é, meu caderno era amarelo, e na hora de passar para o gabarito eu segui as questões de 1 a 90 independentemente de o título estar trocado. Pois, o fiscal que estava na minha sala disse que não era pra passar para o gabarito até que fosse dado um recado. Porém depois de um tempo ele disse que poderia prosseguir normalmente com o gabarito. A minha dúvida é: será que eu deveria ter trocado e respondido no local do título da matéra?

  42. tava muito dificil,com a confusão de troca de gabarito dificultou mais ainda…
    dasde do ano passado,sempre aparece um erro..

  43. Todos os cadernos tinham erros no gabarito. Fomos orientados pra responder conforme a ordem numérica. No entanto, quem recebeu as provas amarelas teve algumas dificuldades. O correto seria trocar a prova com outra cor. Espero que não cancelem nada. ;pp

  44. João Alberto

    Trabalho o dia todo, pago impostos… estudei o ano inteiro, comprei livros com muito sacrifício, passei noites em claro estudando. Peguei dois ônibus pra ir fazer a prova… Recebi o caderno amarelo, com questões repetidas, faltando questões, folhas do caderno branco misturadas com folhas do caderno amarelo… uma total bagunça! Agora dizem que eu posso recorrer caso eu me sinta prejudicado? Meu Deus! Que país é esse? Fui violentado, é exatamente assim que eu estou me sentindo!

  45. Meu caderno AMARELO veio com questões repetidas, questões de mesmo número mas com enunciados diferentes e questões faltando.

    As explicações não foram claras e os fiscais não tiravam dúvidas dos candidatos em relação à este problema. Lamentável

  46. Eu estava com a prova Rosa e ela também apresentava erros quanto à incompatibilidade do caderno de questoes com o gabarito.A orientaçao foi para que fosse seguida a ordem numerica das questoes. Além disso uma das fiscais da minha sala nem sequer levou ao responsavel do predio a solicitaçao de um dos candidatos de colocar um relogio analogico na parede já que o uso do relogio de pulso nao era permitido. Isso é uma falta de respeito muito grande com o cidadao que faz a prova e paga seus impostos

  47. Meu caderno de questões foi o branco, também estava trocado, mas foi tranquilo, disseram para desconsiderar os títulos do gabarito e marcar questão 1 na 1, 2 na 2 e assim por diante

  48. O meu caderno também era azul e estava com erros no gabarito.

  49. Marcia Aparecida pinhheiro

    nao so a prova amarela,mas, a prova branca tambem eles deixaram seguir normalmente. disseram que para desconsiderar o titulo.

  50. Meu carderno era o azul e estava com o mesmo problema.