23/07/2014 | quarta-feira
Capa | Concursos | Concurso da PM 2012 – Edital e Inscrição

Concurso da PM 2012 – Edital e Inscrição

Atualização 05/07Concurso da PM do Pará

Atualização 28/06Concurso da PM de Alagoas

Atualização 25/05Concurso da PM de São Paulo

Atualização 18/01Concurso da PM do Rio Grande do Sul

A maioria das pessoas sabem que a função da Policia Militar é trabalhar em função da segurança pública, desempenhando funções que procuram manter a sociedade completamente em ordem.

Cada estado brasileiro possui sua corporação completamente independente uma das outras, que trabalha ativamente em função da justiça e recebe apoio financeiro do governo estadual para preparar os militares de forma correta e efetiva. Todo ano a equipe de profissionais que forma a Policia Militar é atualizada por meio de um concurso público.

O concurso da Polícia Militar atualmente é dividido em várias etapas, e exige um treinamento especial para que os profissionais sejam devidamente contratados pelo estado. As vagas que são abertas abrangem os mais diferentes cargos, mas geralmente a grande maioria das vagas é para soldado da PM. No começo da carreira o candidato é considerado aspirante, e necessita de um treinamento pesado para que seja considerado um militar oficial.

Todos os candidatos a Policia Militar precisam ter entre 18 e 30 anos, além de ensino médio completo e uma estatura mínima de 1,65. O salário de um Policial Militar varia de R$1,400 e R$1,999, com as gratificações.

Quem faz as provas da primeira etapa do concurso no estado de São Paulo, normalmente, é a Vunesp. O primeiro exame é uma prova objetiva, das principais matérias, como História, Atualidades, Geografia e português.

Os candidatos que forem aprovados na primeira etapa, passam por uma prova de condicionamento físico, onde algumas habilidades específicas do candidato são testadas. Além disso são aplicados também exames médicos e psicológicos, além de uma investigação social e análise da ficha do candidato, que são itens decisivos para a aprovação ou não no concurso.

O concurso Polícia Militar de 2012 promete ser ainda mais concorrido que os concurso dos anos anteriores. O número de vagas para a edição 2012 do concurso ainda não foi divulgado, mas será quando o edital de cada estado for disponibilizado.

O período de inscrição do concurso da PM 2012 ainda será anunciado pelo Diário Oficial, geralmente junto com a publicação do edital. As pessoas que ficarem interessadas em prestar o concurso devem pagar uma pequena taxa, sendo que estudantes que não tiverem condições, podem ter um abatimento neste valor.

concurso pm 2012 edital inscricao

275 comentários

  1. Gostaria de saber se a inscrição da PMRJ vai abrir antes de abril

  2. Márcia Cristina

    Oi meu nome é Márcia tenho 20 anos e to acabando os estudos ou seja o ensino médio queria saber se é preciso ter o ensino superior pra ingressa na carreira policial .

  3. poxa tenho 18 anos desde muito nova tenho vontade de prestar uma prova para pm..Mais tenho que terminar meus estudos pois por contra tempo tive que para de estudar.Moro em jardim carapina na serra e queria saber se eu fazendo a prova no espirito santo se eu passa nas duas fazes da prova se tem como eu presta serviço na baia.Se tinha como eles me transferi se do es pra lá.

  4. Oi tenho 29 anos,1,61 de altura sou técnica de enfermagem,sera q consigo ingressar naPMPR com essa estatura?
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>