14/11/2016 | segunda-feira
Home | Educação | Diferença entre TCC e Projeto de Graduação

Diferença entre TCC e Projeto de Graduação

diferenca tcc projeto graduacao

O ano letivo está prestes a iniciar. E, para os alunos que estão na reta final de sua formação este é o ano decisivo. É hora de organizar as ideias, focar num tema e preparar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Mas, nem todas as faculdades adotam o modelo de pesquisa bibliográfica que pode virar monografia ou um produto experimental. Algumas instituições seguem um plano prático, chamado Projeto de Graduação (PG). Assim como o TCC, o PG também conta com uma mesa examinadora, porém, a cobrança se torna maior, pois nele o aluno desenvolve e apresenta soluções viáveis para empresas reais.

De acordo com a professora e orientadora dos Projetos de Graduação da ESAMC Santos (PGE), Lilian de Freitas Nakamori, o PG é mais aplicável para trabalhar as variáveis de uma organização e traçar um plano de negócios. “O PGE é um projeto de graduação que inclui, assim como no TCC, as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e referências bibliográficas, com um plano de consultoria nos departamentos de Marketing e Comunicação”, explica.

Segundo a docente, o mote está em destacar os pontos cruciais que aumente a visibilidade, o reconhecimento e até mesmo o reposicionamento da marca. “O PGE é um grande laboratório porque todas as informações são totalmente validadas e construídas por um ponto de vista muito profissional. Os alunos que o concluem se formam com habilidade para enfrentar qualquer desafio do mercado de trabalho”, completa.

Aplicabilidade

O Projeto de Graduação tem como filosofia trabalhar o mais próximo do mercado. E este tipo de consultoria já foi adotado por empresas da região, como a Potenza Serviços.

“Como o PG é todo revisado, tem o acompanhamento dos professores e fica um projeto bem factível, não é difícil colocá-lo em prática. Na Potenza adotamos quase que integralmente o plano de comunicação. Criamos mascote e aumentamos nosso atendimento utilizando ferramentas até então desconhecidas”, informa o empresário Fabian Furlaneto.

Já para a casa noturna Moby Club, alunos de Publicidade e Marketing da ESAMC Santos resgataram a história e traçaram estratégias futuras, vistas pelo dono Alexandre Pirajá, como uma oportunidade única. “A gente se acomoda um pouco como proprietário e não tem conhecimento, às vezes, de certos assuntos que um trabalho como este amplia a nossa visão”, descreve.

À frente da danceteria há 11 anos, Pirajá conta que a experiência foi benéfica. “Uma consultoria muito bem elaborada, muito bem feita, num valor sentimental imensurável. E, eu acredito que vá dar bons frutos”.

A ONG Tam Tam (Organização Não Governamental) também aproveitou o ensejo e contratou a aluna Carla Zatorre para dar continuidade, neste ano, às ações propostas por seu grupo, no final de 2010. “Com o nosso trabalho eles começaram a observar que a comunicação era falha então surgiu o convite para eu fazer parte do programa de voluntariado. Assinei um contrato anual. E, a primeira coisa que irei colocar em prática são as mídias sociais, o site e o hotsite do Café Teatro Rolidei. Eles aceitaram nossa sugestão de layout e ao longo do ano pretendo desenvolver o podcast, flash mob e a parte administrativa”, revela Carla.

Para a estudante Anayra Simões, que abordou o festival Curta Santos em seu PG, a aprendizagem obtida será de grande valia. “Durante o desenvolvimento deste trabalho aprendemos a enxergar melhor os problemas e as oportunidades de uma empresa. Nos tornamos capazes de detectar uma ameaça e usar as ferramentas certas para transformá-la em oportunidade”, diz a aluna.

Com o desenvolvimento do projeto Anayra aprendeu ainda “que a organização tem um papel fundamental em um negócio e que ela é o fator determinante de sua vitória ou derrota no mercado”.

A ESAMC Santos está localizada rua Egydio Martins, 181, na Ponta da Praia. Outras informações podem ser obtidas através do site www.esamc.br ou no telefone (13) 3269-5759.

Escrito por Emanuelle Oliveira

Check Also

prova brasil

Simulados Prova Brasil 2011

O Ministério da Educação divulgou hoje os simulados da Prova Brasil 2011 que deverá ser …