17/11/2016 | quinta-feira
Home | Educação | O Enem 2010 deve ser anulado?

O Enem 2010 deve ser anulado?

O Enem 2010 está suspenso e corre o risco de ser cancelado anulado e nesse caso seria realizada uma nova prova, sem data para acontecer.

Caso seja anulado, o novo Enem irá implicar em milhões de reais de custo e um transtorno incalculável para milhões de estudantes que realizaram a prova no último final de semana. Mas, por outro lado, poderia ser a maneira mais correta de dar chances iguais para todos os participantes, já que muitos foram prejudicados pelos problemas ocorridos.

E você, acha que o Enem 2010 deve ser anulado? Responda nossa pesquisa e participe nos comentários.


Check Also

prova brasil

Simulados Prova Brasil 2011

O Ministério da Educação divulgou hoje os simulados da Prova Brasil 2011 que deverá ser …

No comments

  1. weslla albuquerque.

    Apesar de ser uma gigantesca falta de respeito e responsabilidade com os vestibulandos, o enem deve ser anulado sim, à fim de estabelecer igualdade de condições para todos. Passamos duas tardes inteiras, submetidos aos mais variados aspectos emocionais, respondendo uma enorme bateria de questões ( desnecessariamente, afinal, somos testados pelo fator resistência e não pelas nossas reais competências e habilidades, conhecimentos. ) e ainda, querem repetir esse intenso ‘’terror’’ , apenas para alguns. Não é certo; Galera ,está na cara que isso foi obra da elite, querem ser maioria nas universidades- principalmente as públicas-, estão fazendo de tudo para tirar-nos das vagas, estão mexendo com nosso emocional.Nem borracha, nem relógio? Brincadeira! Para se ter uma idéia, um texto de um pequeno jornal, só pode ser publicado depois de no mínimo, ter passado pela correção de 3 pessoas.Vocês acham que tantos erros nas provas iriam passar por despercebido desse jeito? Será que a ‘’qualificada ‘’ comissão do Enem não teria percebido antes dele ser aplicado? ISSO NÃO EXISTE, ISSO NÃO FAZ O MÍNIMO SENTIDO! Fomos desrespeitados , por um complô já montado antes mesmo da elaboração das provas. Isso é o nosso país, é isso que chamam de democracia,viva o BRASIL!

  2. Lógico que deveria ser anulado!
    eu tive a sorte (PRA NÃO DIZER O CONTRARIO) de pegar as provas amarelas nos dois dias! e na minha sala, os fiscais perderam tempo enrrolando a gente, prq não sabiam o que era pra ser feito, com isso perdemos mto tempo, e na hr que acabo o tempo, queria tirar a prova praticamente a força, não derão mais tempo, não deram o tempo perdido do inicio, isso é injusto! tanto eu que peguei a amarela, como todos que estavam na sala em que fiz sairam prejudicados.

  3. Se a prova for mais Facil? e se for mais dificil?

    Bem Eu ja estava preparado pra fazer a prova do enem ano que vem(Pq da segunda vez é ainda melhor) e mandar bem… mais se for esses dias Melhor ainda!

  4. Deve ser cancelado sim, pois se logo publicar o gabarito essas outras pessoas terão melhores chance de se dar melhor*—*
    sou a favor de um novo enem(:

  5. Que bom,que o enem nao foi cancelado,aliás só para quem estava com a prova amarela errada.Bem a minha era amarela mas nao estava errada,daqui 2 á 3 meses sairá outrass prova para os prejudicados.BOA SORTE!!!

  6. eu nao acho nem um pouco justo o enem ser totalmente anulado,qm se axa prejudicado deveria tr a oportunidade d fazer de novo mais o restante axo q nao tm necessidade, powww pq tao fazendoo a genti d palhaço neh, fikamos um fim de semana todo fazendo as provas e agora nao vai valer pra nada,fala serio e agora qm forem os culpadoos vao ser punidos??? ham axo bm dificil, mas enquanto nos alunos respeitamos as regras para fazer o enem cumprimos horarios e essas pessoas tiveram o ano todo pra fazer essa prova e ainda fazem toda errada… aff

  7. adria albuquerque

    deve ser anulado, apesar de facil, pois não ha como achar uma solução pra quem foi prejudicado se não a de cancelar .

  8. A prova terá que ser anulada sim, 1° pela desrespeito e desorganização por parte da comissão responsável pela prova, não sei como ainda algumas universidade públicas utilizam-no, um exame que é para ser do ensino médio, pergunta sobre vôlei e feijão tropeiro?! Poupe-me, mas enfim….se eles acreditam que essa é a melhor forma de selecionar os alunos para o ingresso a uma universidade, não posso fazer nada, mas creio que o ENEM, como próprio nome já diz Exame Nacional do Ensino Médio, deveria abordar assuntos mais específicos ao ensino médio, além de erros com a prova amarela, a minha foi azul e também veio errada da mesma forma, além de pessoas que rasuraram as provas devido as más informações dos fiscais, que pouco sabiam dar alguma informação, uns usaram lapís, relógio, enquanto outros não, isso é uma total desorganização, por isso sou muito a favor da realização tradicional dos vestibulares, deixa o ENEM para quem quer utilizar para o PROUNI, já que o principal objetivo dele é esse, além dos vestibulandos estarem apreensivos com os vestibulares tradicionais, têm agora que preocupar-se com o ENEM, que pelo que vi não avalia inteligência, mas sim paciência e quem sabe dominar tempo.

  9. Não tem q cancelar não.
    vc’s falam q é democratico dá uma chance pra quem teve a prova errada. Tudo bem até ai eu concordoo.
    Mas pra quem n tem condições financeiras, poder sair pra outra cidade ir fazer a prova eh muito gasto inclusive a moradia, fora isso eh muito cansativo ir tdo dia pegar busão . Agora as pessoas q n tem condições vão desistir de fazer. Agora isso é igualitário?

  10. O enem deve ser cancelado sim, por inflacionar o edital, regra e regra, lei e lei, uns perdem outros ganham, o certo tem que ser o certo. A equipe do ENEM ainda nao esta amadurecida para assumir a responsabilidade avolumada para o proposito a que se quer atingir.
    Sou vestibulanda de Medicina , nao me senti prejudicada mesmo vindo de escola publica, mas a partir do momento que uns tem tem ganhar com o prejuijo de outros esta tudo errado, nosso ensino vira uma gtande corrupção como tudo no país, impunidade atras de impunidade, vai virar ensino de meia boca onde os poderosso sempre ganham. Parece que o objetivo do Enem e qualificar e quantificar a universidade de bom nivel e igualde a todos, e nao e desta forma que se faz jutiça social. O objetivo e ganho para todos, e que cada um faça sua parte, dando o seu melhor, aqui esta uma mistura de ceu e inferno, pior junto com o melhor, acima de tudo o desrrespeito com o proposito de vestibulando, buscando a igualde e uma universidade que nao so o eduque mas o forme para ser resepitado com gente, nao como SER…(mais um). Uma estrutura solida perpetua se nao se corrompe, cai no descredito.
    Sou justa, a justiça tem razao pois se baseia no certo diferente do errado, o edital e para ser cumprido, se nao vira uma terra de ninguem. Dou meu voto de fe pra juiza, ela usou o que estudou dentro de uma universidade, a lei deve ter regra proprio e deve ser cumprida, ordem e ordem, se nao o que adianta os poders, e o que apredendemos dentro da Universidade e no berço vida Moral.
    Maria Merces

  11. É claro que, comparado com a quantidade de alunos que fizeram a prova, foi uma quantidade ridícula de alunos que realmente tiveram problemas por causa da falha na impressão. Eu mesmo peguei o caderno AMARELO nos 2 dias de prova e nenhum dos 2 estava com problema.
    Porém não se pode ser injusto com os candidatos prejudicados mesmo que tenha sido uma minoria. Sou a favor de uma nova prova, mas não só para os prejudicados e sim para todo mundo, pois TODOS os candidatos devem fazer a MESMA prova para garantir o MESMO nível de dificuldade para TODOS.

  12. João Batista

    esta prova estava muito facil por isso nao concordo em anular.

  13. bom. acho que deveria sim ser cancelado, primeiro por que não é justo que alguns façam e outros não.eu achei a prova fácil, o problema só foi esse erro das provas amarelas e o gabarito. tanto tempo pra fazer essa prova e ainda vem assim errada?
    fala sério, isso é uma falta de respeito para com os alunos, o melhor a fazer é cancelar, e elaborar urgentemente uma outra.

  14. o enem deve ser cancelado sim com essa polêmica a solucão e fazer outra prova mais rapido possivel

  15. ainda a uma série de motivos para cancelar essa prova no qual eu não citei…e quero cita-lás…em algumas cidades foi questionado que algumas pessoas estavam com celulares dentro do recinto de provas, e estavam recebendo informações acerca da prova, que país é esse gente onde os fiscais ficam parecendo estátuas…outra é o gabarito que estavam com a ordem trocada das provas…é uma vergonha isso, eles tem um ano para elaborar uma prova e um gabarito corretamente e no fim acontece isso…isso comprova que não houve conferimento das provas e do gabarito após serem elaborados..se a gente errar alguma coisa no gabarito na hora de passar as alternativas para o mesmo, ele não é corrigido..agora eles podem errar…é claro que é um absurdo isso e deve ser cancelada

  16. Acho corretissímo cancelar essa vergonha que eles chamam de exame nacional do ensino médio, desde o ano passado vem tendo problemas com essas provas e esse ano não foi diferente…a uma série de motivos para cancelar essa prova..primeiro, não é correto aplicar as provas novamente só para aqueles que fizeram a prova de cor amarela, porque só eles fizerem a prova novamente, as outras pessoas que fizeram outras provas poderão ficar em desigualdade, afinal podera acontecer de sair mais bem nessa do que na outra, o inverso também poderá acontecer, é claro, então o melhor é cancelar e todos fazerem novamente..segundo pelas alturas que está os problemas, o apice é o vazamento do tema da redação, confirma que essa vergonha deve sim ser cancelada

  17. Acho que a prova não deve ser anulada não,pq quem viu que a prova tava errada num prediu pro fiscal trocar isso é agir de má fé,se sabia pq num falo como diz quem cala consente

  18. Fernando José da Silva

    Os erros no enem são verídicos, porém, a anular a prova seria um erro ainda maior pois prejudicará quem obteve um bom desempenho.Sabemos que vários fatores influênciam em uma prova desse porte e não necessariamente quem foi bem no primeiro irá bem no segundo.Acho que os estudantes brasileiro tem que ser mais bem respeitado, optar por refazer a prova é fácil o difícil é se por no lugar de milhões de estudantes que encarraram a prova com o objetivo de ingressar na universidade e hoje estão sem respostas e sem o direito de ser avaliados.

  19. Gente, é um absurdo! Vocês, melhor nós jovens, deveriamos sim, aceitar a anulação do enem gente, se continuar empurrando com a barriga o enem vai acabar continuar toda vez assim, se não é fraude, é algo errado na grafica, ou no gabarito? É um absurdo isso! Enem é para todo o Brasil, deveria ser a prioridade acima de tudo, já que os governos não dizem que a educação está em 1° lugar? Não estou vendo. Realmente algumas pessoas não querem que anulem, mas vamos supor que deem oportunidade para as pessoas que obtiveram algum erro na prova, será que a 2° prova elaborada terá mesmo o mesmo nível? será que nao haverá fraude? Se o direitos sao iguais, deveriam anular a prova de todos, nao apenas de alguns…

  20. Vânia Rodrigues

    Pra Começar nosso Amigo Alex é tão inteligente e a prova estava tão fácil pra ele que ele consegue até escrever Cancelado e Faço com Dois (SS) e deve ser por isso que ele quer que cancele a prova!!! Ai Alex vc vai ter de estudar um pouquinho mais Amigo kkkk!!!

  21. Vânia Rodrigues

    Eu não acho justo o pessoal que não teve problemas com as provas ter de fazer a prova novamente!!! Eu simplismente se tiver que fazer de novo não vou fazer porque tenho família e dois filhos e já fiz um esforço pra conseguir fazer o enem e agora eles quererem anular!!! Acho uma INJUSTIÇA à todos nós que teremos de pagar pelos erros dos outros!!!!

  22. eu sou de escola publica…e achei o Enem facil.. so nao acertei mais por falta dE atencao……
    na minha opiniao o enem deve ser cancelado sim…
    pois nao e justo so quem ficou com amarela refazela®(no caso Eu..peguei amarela)…
    tomara que o Enem seje cansselado logo.. para dar tempo de refazelo.. quanto mais demorar maior o tempo de espera para ver o resultado da nota…afs
    canssela isso logo… primeira vez que fasso o enem…e fui bem.. modestia a parte…
    Enem canselado .. ado ado ado..

  23. Concordo c/ a Rosani.
    Acho q n deve ser canceladoo.
    Um ano preparando p/ essa prova. E muito cansativa , um desgaste total pra pessoa.
    Deve-se achar uma solução em q não prejudique as 4 milhões de pessoas e vice-verça.

  24. Sinceramente, não creio que seja justo refazermos a prova. O máximo que poderia acontecer seria os alunos prejudicados refazerem as provas, porque neste final de ano, há muitos vestibulares, com duas etapas, e o risco de a data coincidir é grande. Por favor autoridades, pensem bem antes de tomarem a decisão!

  25. Axo q deveria ser cancelada pois eu não confiaria em uma prova que iria trazer benefício a gente….
    e que só esta trazendo desconfianças e falta de interesse perante a muitos alunos interessados…
    Axo uma pouca vergonha para a educação brasileira!

  26. O ENEM N DEVE SER ANULADO!!!
    pois quem foi bem nesta prova pode n ir bem na outra e isso prejudicaria a grande maioria.

  27. o enem deve ser anulado porque não é justo alguns alunos receberem a prova correta e outros não, esses que são contra é porque não pensa nos outros;e se fossem com eles, será que pensavam assim?e outra errar faz parte do ser humano,mas todo ano?

  28. Kevin Ribeiro

    Anular o Enem não é fazer justiça aos prejudicados, é só transferir a injustiça da minoria pra maioria, que fez a prova sem problemas. A prova tem que ser refeita apenas para os prejudicados…

  29. O enem não pode ser anulado completamente, só as provas do primeiro dia.

  30. bom o meu gabarito estava errado sim mas tem muitas pessoas fazendo tempestade em copo d´agua porque foi dito que o gabarito iria ser corrigido em ordem numerica e não pelo tema então pessoal vamos coperar. as pessoas que fizerão na prova amarela tem sim que refazer a prova mas não cancelar o enem por questões que podem ser resolvidas sem que nós alunos sejamos preojudicados é isso ai ficamos dois dias em uma sala de aula atoa assim não dá a não ser que as pessoas que desejão fazer novamente não querão preojudicar os não teve problema pense nisso
    isso pode ser conssertado sem nenhum constrangimento eo que eu tenho a dizer …..

  31. Andréa Rossbach

    sobre o comentário da Thaisa é muito ridículo…pq eu sou estudante de escola pública sim com muito orgulho graças a Deus e tenho certeza que não perdi pra ti nesta prova minha querida! tu falas dos estudantes de escolas públicas pq se tu não passares no enem teu papaizinho irá pagar uma universidade paga de porcaria, e te digo mais eu graças a Deus vou passar no enem estudando em uma escola PÚBLICA e entrarei para uma universidade FEDERAL!!!!!!

  32. Eu, fiz a prova amarela no dia 6, e ainda tive que ir para outra cidade para fazer a prova, sai de casa era 10:00 da manhã,para chegar em casa apenas as 20:00, eu e mais 200 alunos da minha cidade, então só tenho para dizer que não somos obigados a fazer esta prova de novo,pois não somos os culpados, e outra não adianta querer descontar os erros de vcs encima de alunos dedicados e de escola publica onde o ensino é muito bom.
    MAS EM QUALQUER CASO, SE ME PREJUDICAREM EU VOU ENTRAR COM UM MANDADO DE SEGURANÇA, ONDE GARANTE NOSSOS DIREITOS.

  33. Eu concordo com o anulamento da prova! Fui muito prejudicada, e não foi por causa do erro do gabarito!
    Moro em BH, MG e na escola em que minha prova foi aplicada acabou a luz por causa de uma arvore que caiu na fiação e a minha sala era no subsolo ou seja, fiquei 3h no escuro total! Enquanto o resto do país fazia a prova e alguns ja haviam até terminado.
    Muitos alunos que faziam a prova no mesmo local ligaram do celular para outros que ja haviam acabado para que as respostas fossem passadas!
    Houve quebra de sigilo, os fiscais não fiscalizavam porcaria nenhuma! Havia gente usando lápis e caneta azul durante a prova!

  34. eu achu que a prova so estava trabalhosa, so precisava de atenção
    e quem faz a escola são os alunos,não importa se é publica ou particular
    eu mesmo estudo em escola publica,ETEC, centro paula souza,e me sinto completamente preparada…
    tanto que vou prestar o vestibular do ITA,UNESP,UNILINS e UFSCAR e acho q posso passar em todos
    eu me esforço, estudo e vou conseguir pq acho q mereço, agora achu q quem não merece conseguir é quem e prepotente e metida como vc…..

  35. eu axei a prova muito facil…
    as questõe estavam bem esclarecidas …
    uma prova muito tranquila,apenas um pouco cansativa
    a final são muitas questões…

  36. marconde oliveira

    Prova boa, erros esclarecidos,desnecessario anular e absurdo so quem nao tem amor por seu dinheiro(impostos)pra propor isso ou espertalhões que nao foram prejudicado e não se prepararam, sou de escola pública e fui bem na prova mesmo estando um ano sem estudar.
    Rotulos são para quem não tem força de vontade,publica sim,ruim não,depende do aluno.

  37. Adriana Kelly

    A nova prova deveria ser aberta para todos …

    fariam de novo quem quizesse…

  38. Rosani Pereira Martins

    Nã0 deveria ser cancelada, pois foi explicado na sala o que aconteceu com o gabarito, e por isso os alunos já sabiam do acontecido…

  39. Maurício Raposo

    Cancelar o Enem é desconsiderar mais de três milhoes e trezentos mil candidatos que não foram prejudicados e estudaram o ano inteiro para entrar numa universidade federal. Cancelar é completamente injusto!

  40. Acho um absurdo terem q anular o enem (D NOVO!), é mais facil eles darem uma segunda chance só pra qm fez as provas amarelas (q obtiveram erro de digitação)! è injusto com os outros participantes.

  41. Eu não acho certo o ENEM ser cancelado, pois nos preparamos muito pra essas provas, que por cinal estavam muito boas :s

  42. cara eu nao concordo com o cancelamento do enem 2010, porque alguns foram prejudicados….são é muito burros de marcar tudo alcontrarioooo…eu sou da bahia a minha prova não estava errada, e por isso eu vou pagar o pato…eu fui muito bem na prova e ae eles vem e falam de canmcelar, que m…que façam de novo quem quiser porque eu não quero!

  43. Para mim da rede publica estava muito facil para o que eu esperava desse ano. na minha opnião devido esta bagunça toda,q houve no cartão resposta e no caderno amarelo e a falta de comunicação e atenção dos fiscais em minha sala, que só fiquei sabendo no domingo do erro ocorrido.O ENEM 2010 deve ser anulado, e o mais breve possivel uma nova etapa da realização do ENEM… (interior da bahia)

  44. Só deve fazer o enem novamente quem se sentiu prejudicado… nao todos.

  45. Em meu ponto de vista nao existe prova facil ou dificil, o que existe sim é aluno preparado ou despreparado, e não adianta taxar este ou aquele como culpado pela despreparação, ou a escola, ou a rede, ou o professor. O interesse é pessoal!!! Se algo esta insatisfatório, procuro melhorá-lo individualmente através do estudo pessoal, pesquisas, enfim… Quando a gente quer alguma coisa, a missao de obter o exito ou não é exclusivamente nossa!!! As provas do enem nao devem ser anuladas! e outra coisa, estudei toda minha vida na rede publica, pois como a maioria sou assalariado, sem condiçoes de sustentar escola particular.

  46. Sou aluna de escola publica, e achei a prova super fácil, nao gostaria q fosse anulado, pois me sair muito bem…Acho q um bom aluno nao depende apenas da escola…E sim do esforço e dedicação de cada um…Nao existem escolas ruins e sim alunos desinteressados

  47. pois eu ñ concordo com vcs os alunos da rede pública foram muito bem preparados para fazer essa prova…
    tanto é q ñ é a toa q na maioria das vezes os alunos da rede pública são os q passam em primeiro lugar nas universidades publicas…q são as mais deficeis…

  48. Graves ou não, os erros afetaram apenas 0,04% dos isncritos, e portanto é ridicula a ideia de se anular todas as 4,6 milhões de provas por causa disso (mas é claro que muitos dos candidatos que foram mal na prova serão a favor dessa medida insana). Com certeza é preciso que se faça algo para que os 2.000 candidatos afetados não sejam prejudicados. Acredito que o mais sensato (ou a “menos pior” das alternativas) seria realmente fazer uma nova prova SÓ para eles, com nível de dificuldade igual ao da prova original.

  49. A prova estava muito fácil, não só para os alunos de escolas particulares, pois sou de escola púlblica e estava muito fácil para mim também e meus amigos acharam a mesma coisa porque estavamos preparados…
    Na verdade a universidade federal de Alagos exige muito mais do que essa prova do enem perto dela o enem é molezinha!!!

  50. rosemeri lafuente fonseca

    Ah e tem mais ,na minha sala fiscal nenhum comentou q seriam trocadas as provas ,só q aguardassemos e p/ q não marcassemos mais nada até vir segunda ordem ,isto tbem depois de qze 30 minutos de inicio ,mas o q pensam q somos crianças bobas q acreditamos em papai noel ainda .