15/11/2016 | terça-feira
Home | Educação | Enem 2011

Enem 2011

enem 2011

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está consolidado como o grande exame da educação brasileira, sendo suas notas utilizadas como critério para ingresso em universidades (por meio do SiSU, com aumento a cada ano do número de instituições participantes e das vagas disponíveis) e também como fator determinante para obtenção das bolsas do ProUni.

Tudo leva a crer que nos próximos anos o Enem deverá se tornar ainda mais importante, substituindo completamente o vestibular tradicional e servindo com único fator determinante para escolha dos alunos que ingressarão em cada universidade e faculdade séria do Brasil – inclusive com adesão em massa das instituições particulares tradicionais. O resultado do Enem já é utilizado também para a criação do ranking das melhores e piores escolas do Brasil e esses dados poderão mostrar com clareza quais são os estados, as cidades e as escolas que mais precisam de atenção e investimentos.

Toda a importância do resultado do Enem contrasta com os problemas que são enfrentados a cada ano na realização do exame: sistema de inscrição que não suporta o número de acessos e trava, vazamento de provas e temas da redação, provas com problema de impressão, realização de novas provas, gabaritos trocados – isso sem contar com os problemas dos outros sistemas que utilizam a nota do Enem, como os citados SiSU e ProUni.

O contraste entre a importância da prova e os erros que ocorrem na sua organização não chegam a ameaçar a existência do exame, mas apontam para uma necessidade urgente de investimento em qualificação da infra-estrutura responsável pelo planejamento e execução do Enem.

No ano passado foram mais de 4,6 milhões de inscritos no Enem e é fácil supor que em 2011 poderemos ultrapassar a marca de 5 milhões de inscritos, com aumento também das vagas a serem preenchidas por meio da utilização da nota do Enem.

Enem 2011

Nesse ano o Inep (órgão responsável pela realização do exame) deverá receber atenção especial do MEC para garantir que o Enem seja realizado sem a presença dos problemas citados acima. É fundamental que o Inep divulgue com bastante antecedência o cronograma do Enem 2011 (com as datas de abertura das inscrições, realização das provas, divulgação do gabarito e do resultado) e que trabalhe para que essas datas sejam mantidas – e isso é determinante para permitir que as instituições de ensino possam planejar o seu próprio cronograma com segurança e para que possam aumentar a disponibilidade de vagas para ingresso por meio da nota do Enem.

Roteiro

  • Inscrições para o Enem 2011: entre os dias 23/05/2011 e 10/06/2011
  • Data de realização das provas do Enem 2011: 22/10/2011 e 23/10/2011
  • Download do edital: aqui
  • Divulgação do gabarito do Enem 2011: não disponível
  • Download das provas do Enem 2011: não disponível
  • Divulgação do resultado do Enem 2011: não disponível

Check Also

prova brasil

Simulados Prova Brasil 2011

O Ministério da Educação divulgou hoje os simulados da Prova Brasil 2011 que deverá ser …

No comments

  1. conclui so o ensino fundamemental posso fazer enen

  2. como faço a transferência do local da prova???

  3. Ainda não recebi a confirmação da escrição pelo correio oque eu faço?…

  4. quais os possiveis assuntos do enem 2011?

  5. gostaria de saber como faco para concluir a 8 serie. se tem alguma prova.espero retorno atraves do meu email

  6. Gostaria de saber como fazer a prova para o ensino medio,pois o fundamental eu ja conclui,tenho que pagar quanto de inscrição?
    Aguardo resposta no email,obrigada!

  7. voces deveriam se preocupar em ajudar as pessoas e nao critica-las como se fossem melhor que elas..

  8. gostaria de saber quando vai ser as inscrições para prova do enem 2011

  9. Ricardo Volert

    Everaldo: um dia você chegará no encino superior, mas modéstia a parte, o correto é ensino, com “s”, mas não se preocupe, todos cometemos erros, principalmente se digitarmos rápido e em época que abreviamos nomes pela internet.

    Estudante: nome começa com letra maiúscula, ensinam isto na 1° série do fundamental. Seu cabeça, zomba dos outros e comete seus próprios erros

    … ô menino feio!
    hahahahah

  10. Jodrielle barbosa

    Guando acontecera a prova do enem 2011

  11. Caro everaldo nunca haverá prova para encino médio, pois ensino se escreve com esse………ihhhhhhh tá feia a coisa pra vc!

  12. Everaldo Almeida de Oliveira

    gostari de saber com fazer a prova para o encino medio. tenho concluido ja o encino fundamental, gostari de receber resposta por emeio