16/11/2016 | quarta-feira
Home | Educação | Fórum das Licenciaturas 2010

Fórum das Licenciaturas 2010

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove nesta quarta e quinta-feira (29 e 30/9) o Fórum das Licenciaturas 2010, das 13h30 às 19 horas, no Cine Teatro Ópera. A edição 2010 do encontro tem como tema “A Licenciatura e a Escola Básica”, abrindo espaço para a participação de professores e acadêmicos dos cursos de licenciatura ofertados pela instituição, além da comunidade em geral.

Segundo a pró-reitor de Graduação, Graciete Tozetto Goes, a cada ano, o fórum oportuniza a consolidação da identidade das Licenciaturas, bem como destaca a prática pedagógica enquanto componente curricular. “Trata-se de uma oportunidade de compartilhar experiências educacionais entre os acadêmicos e professores, avançando nas discussões já realizadas sobre os cursos de licenciaturas”.

Promovido pela Prograd e organizado pela Comissão Permanente das Licenciaturas, o fórum reúne professores e alunos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química. A programação do evento envolve a participação em palestras, relatos de experiências, discussões e reflexões sobre a formação inicial dos professores e os nexos com a educação básica.

Programação

O Fórum das Licenciaturas 2010 terá solenidade abertura nesta quarta-feira (29/9), às 13h30, no Cine Teatro Ópera. Às 13h50, a professora Vânia de Carvalho Araúlo, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), falará sobre a “Educação básica e a formação de professores: desafios e perspectivas”. Às 14h50, será aberto espaço para discussões acerca do tema da palestra.

Para as 15h30, está programada a palestra “Disciplinas articuladoras e seus desdobramentos nos cursos de licenciaturas na UEPG”, pelos professores André Maurício Brinatti e Lucimar Araújo Graga, ambos da UEPG, com novo espaço para discussões na sequência. Às 16h30, as professoras Maria Antônia Marçal, da Secretaria de Estado da Educação – SEED e Leila Inês Follmann Freira, da UEPG, discorrem sobre o “Eu, professor”. A tarde encerra com uma apresentação ao piano.

A programação será retomada às 19 horas, com a palestra “Licenciatura e Educação Básica: uma questão com múltiplos olhares”, com exposição da professora Araci Asinelli da Luz, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para as 20 horas, está programada a participação de professores do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências – NEP/UEPG, abordando a “Prevenção de violências nas escolas”. A agenda do primeiro dia do fórum encerra com o momento cultural, apresentando o grupo ‘Gente Nossa’.

Na quinta-feira (30/09), às 13h30, as professoras Leide Mara Schimdt e Cleide Aparecida Faria Rodrigues, do Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância – Nutead/UEPG, falam sobre a Educação a distância na formação de professores: ações e limitações. Às 15 horas, será aberto espaço para relato de experiências, com o tema “O olhar do aluno: o que é ser professor?”, com participação de representantes dos curso de licenciatura em Matemática, Geografia, Química, Letras, Pedagogia e Educação Física.

Após o intervalo, com recital de piano, às 16h15, haverá novo relato de experiências, agora com a participação de acadêmicos de Artes Visuais, Física, Biologia, Música, História e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência – PIBID/UEPG.

Para as 19 horas, está agenda a palestra “Licenciatura e Educação Básica: uma questão com múltiplos olhares”, pela professora Araci Asinelli da Luz, da UFPR. Às 20h45, os professore do NEP/UEPG têm nova participação, reforçando a temática de prevenção da violência no ambiente escolar. O fórum será encerrado às 21h30, com a apresentação do grupo musical “Gente Nossa”.

Check Also

prova brasil

Simulados Prova Brasil 2011

O Ministério da Educação divulgou hoje os simulados da Prova Brasil 2011 que deverá ser …

No comments

  1. oi, parabenizo a professora Araci pela palestra.
    Adorei a canção dedicado ao professor e gostaria de ter a canção.
    Obrigada pela atenção, abraço
    Silvana Ponta Grossa/PR