18/11/2016 | sexta-feira
Home | Educação | Gabarito Enem 2010

Gabarito Enem 2010

gabarito enem 2010

O Enem 2010 vai ser aplicado nesse final de semana (6 e 7 de novembro) e depois disso vão ser dois dias de expectativa até a divulgação do Gabarito Enem 2010 pelo Inep, no dia 9 de novembro.

A resposta correta das 45 questões da prova pode significar uma vaga em uma boa Universidade para o ano de 2011 e essa oportunidade é que levou ao grande número de inscrições desse ano. Mais de 4 milhões e 600 mil estudantes vão fazer a prova, batendo o recorde do ano anterior em quase 500 mil inscrições.

Iremos fazer plantão no dia 9 esperando a divulgação do Gabarito do Enem para publicá-lo aqui.

E enquanto o gabarito não é divulgado, aproveite o espaço de comentários para escrever as suas respostas na prova (linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza) e comparar com as respostas de outras pessoas que fizeram o Enem.

Atualização – Parece que a divulgação do gabarito não vai ser hoje (terça). A liminar da Justiça Federal do Ceará que suspendeu o Enem 2010 também proibiu a divulgação do gabarito. Enquanto isso aproveite para opinar se o Enem deve ser anulado ou não.

Atualização – Finalmente as provas com o gabarito:

Provas primeiro dia

  • Rosa – pdf
  • Branca – pdf
  • Azul – pdf
  • Amarela – pdf

Provas segundo dia

  • Rosa – pdf
  • Cinza – pdf
  • Azul – pdf
  • Amarela – pdf



Check Also

prova brasil

Simulados Prova Brasil 2011

O Ministério da Educação divulgou hoje os simulados da Prova Brasil 2011 que deverá ser …

No comments

  1. Ricardo a prova do ENEM so e feita para quem estuda em escola que não entra de greve, fora isso tem conteudo que nao sao vistos no ensino medio, meu querido!!

  2. Marcela Senna

    Em Petrópolis- RJ, os alunos não podiam comer nada durante a prova, nem mesmo uma bala! Alguns levaram biscoito e barra de cereal, mas foram impedidos de comer! Alegaram que poderia conter cola nos alimentos! =S Só me explique como uma pessoa vai fazer cola para uma prova com 90 questões de tema variados!!! Enfim, só podíamos beber água e mesmo assim, sem o rótulo! rsrs
    Eu não tinha levado nada para comer, pois durante provas como esta não sinto fome, mas achei injusto com quem está acostumado a se alimentar durante a prova.

  3. Creio que quem falo de rede pública é que não tem o que fazer, a prova foi rídicula textos enormes com alternativas mal preparadas, tinha questão que você poderia anotar mais de uma alternativa. Na minha sala ocorreu o erro da prova amarela, onde haviam provas que tinham perguntas repetidas ou não haviam todas as questões, esse sim foi o erro mais gravae não o gabarito. E se fomos prestar bem atenção não tem porque ter erro, gente acordem, o que vale é o número da questão e não o título do gabarito!!! O que erram foram nas provas amarelas, que até agora ninguém comento!! E Thaisa, por favor né vá acha o que fazer aluno de rede pública é tão bem preparado quanto você, tem assunto na prova que eu vi foi na faculdade, ou no cursinho pré vestibular que eu fiz, e olha só sou aluna de escola pública…
    Boa sorte hoje pessoal!!

  4. Infelizmente ainda há pessoas que fazem questão de ter preconceitos e separação quanto as classes sociais, sabe-se que durante décadas uma pequena minoria se beneficiava de tudo aqui no Brasil, e quando se procura ajustar essas diferenças, ouvimos infelizmente comentários preconceituosos quanto aos alunos da rede pública. Sou professor de Matemática e Física, ensino tanto na rede pública quanto na rede particular de ensino e não vejo tanta diferença entre os conteúdos aplicados mem sala de aula. O que existe na verdade são apenas preconceitos exagerados.

  5. E a respeito do conceito da nossa amiga de que aluno de escola pública não dominaria a prova .. benzinho, se enxergue, ou voce acha que pobre é burro? Estudei minha vida inteira em pública e fui bem sim, poderia ter ido melhor, mas estou com a conciência limpa, estudei muito para os exames =)

  6. sem contar os erros de português, não sei se notaram, mas tinham vários

  7. Fabricio, voce provavelmente ira processar por que nao foi bem, certo? estamos discutindo aqui, por que, apesar de “desastroso” nos conseguimos realizar a prova… 😀

  8. Certo, a prova em si não estava dificil, mas por ser muito massante, a maioria dos enunciados se tornava confusa apos algum tempo, sem falar que alguns deles estavam completamente confusos e que toda a parte da prova de geografia abrangia somente 2 temas, outra coisa que gerou muita polemica foi logo a primeira questao, sobre o grafico de posse de terras rurais.
    os fiscais nao informaram nada sobre a troca no gabarito e pareciam mal preparados, falaram para comecar a prova as 13hs em ponto, depois de 5 minutos alguem da coordenaçao apareceu e perguntou quem tinha dado a ordem de que poderiamos começar, ai ela mandou nos fecharmos os cadernos e ficou dando broncas individuais nos 2 fiscais durante mais de 10 minutos, nos ja tinhamos feito algo na prova, e esses minutos nao foram acrescidos, pode parecer mixaria, mas pra eu que chutei as ultimas poderia ter feito diferença.

  9. Na Boa, a UFES ja disponibiliza quase 50% das vagas pros alunos da Rede Publica. Não acho que os alunos da rede publica estao prejudicados como tantos dizem.. alem do mais com internet, qualquer pessoa pode aprender os detalhes… conhecimento não é só ouvir o professor não, é formar opnião e buscar novos caminhos no assunto.
    Professor te mostra o caminho, mas que vai estudar é VC.
    A diferença é, alunos que cursinho se dedicam mais, eles veem aquela oportunidade como unica, de conseguir oq tanto querem .. Uma Faculdade. [veja bem, nao estou dizendo que alunos da rede publica não buscam conhecimento.. vou deixar claro isso].

    Em relação a anulação da Prova, ja foi complicado fazer a primeira prova.. sai da sala as 17:15, perdi um final de semana todo, perdi ate um casamento. Rs
    Não sei se lembra mas a 1 Informação no caderno de prova era sobre as materias e os numeros das questões.

  10. Aprendi No Enem que

    Feijão tropeiro é decisivo para seu futuro profissional.

    Existem as questões fáceis, as pra retardados e as de química.

    Se você colocar as coordenadas geograficas numa garrafa e jogá-la ao mar, você recebe uma foto de um garoto.
    da Noruega!

    Química não se aprende, química se chuta.

    Não se deve colocar uma estátua no fundo de uma piscina, porque depois dá muito trabalho pra tirar.

    Errar é humano mais errar varias vezes é INEP

  11. Essa prova foi a pior coisa que eu ja fiz em toda minha vida…
    perdi 5h sentada naquela merda de cadeira pra fazer uma bobagem dessa,isso foi ridículo pois nunca vi coisa mais idiota do que essa prova!! E sem contar os ERROS de português,as perguntas com respostas sem nexo,e ainda para piorar a situação tem aquela questão n/ 55 prova BRANCA q eu respondi para depois eu ver no gabarito que ” Nenhuma alternativa justifica o fenômeno descrito no enunciado”.A me poupe se for pra fazer uma pergunta que faca uma decente neh! Simplesmente deveriam ANULAR essa prova !
    Sem contar tambem que no ano que vem os proximos que iram fazer o enem vai ter que ir PELADOS! RS RS
    E para finalizar…

    “Aprendi com o enem 2010 que dinheiro não compra felicidade , mas com 2 milhões compra o Acre”.

  12. Todas as opiniões, devem ser respeitadas, uma vez que temos livre arbítrio para nos expresarmos. Dizer que alunos de escolas públicas estão menos preparados q os de escolas particulares, talvez seja uma afirmação verídica em alguns casos, no entanto grande parcela dos estudantes que ingressam na universidade são de escolas públicas. Então vcs que dfendem essa teoria de ensino publico ser inferiior ao particular poderiam me explicar o por q???
    Respeito suas opiniões, mas acho q vcs estão equivocados. Vcs naum sabem o q é ter q estudar e ter q trabalhar, pois seus pais teem condições finaceiras de mantê-los somente estudando e nada mais fazendo da vida. Resumindo, o aluno de escola pública além de batalhador, é guerreiro, por q estuda, trabalha, e da conta de suas responsabilidads com o pouco tempo q lhe resta. No dia do ENEM, chega à sala de cara limpa, sem medo de errar, por q se errar, ele tem coragem suficiente para voltar e começar td de novo, por q foi acostumado a lutar e vencer com as dificuldades.
    Cobranças… só pessoais, de seus anseios e sonhos…
    Nada de pais buzinando em seus ouvidos cobrando melhores resultados por investimentos altissimos feitos em estudos particulares.
    O SABER É PARA TODOS, NAUM IMPORTA QUEM SOMOS, DE ONDE VINHEMOS PARA ONDE VAMOS, O Q REALMENTE IMPORTA É A VONTADE DE VENCER…
    Essa é a opinião de alguém q estudou na rede pública. Me desculpem, sei q há melhores q eu é claro, nunca somos sábios, sempre aprendemos mais, mas naum me acho inferior a nenhum aluno da rede particular…

  13. Olha a outra, processar o inep?? Depois dizem que a outra que falou dos alunos de escola pública é que é a sem noção. A prova foi aplicado para todo caso, gabaritos não foram liberados dessa vez, erros ocorreram sim em algumas provas e cartões de gabarito, mas isso não altera o nível de entendimento de cada um sobre os assuntos e questões.Talvez ela queira refazer a prova por que acha que não foi tão bem. Ela é que deveria ser processada, eu hein!

  14. A prova estava bem elaborada, o único problema foi a troca do gabarito.

  15. bem nao devemos descorda de ninguem realmente muitos alunos da rede publica nao terao condicoes de passar no enen pois a rede publica ainda tem muito que melhorar em ensino mas espero que no futuro bem proximo este quadro brasileiro venha mudar pois estudei em escola publica fiz preparacao para o ene numa boa escola e vi a realidade de uma escola publica para uma particular e realmente muito diferente devemos nos unir para quem o ensino do nosso brasil muder e nao criticarmos os outros pois muitas escolas publicas realmente deixa a desejar.

  16. descordo com a sem noção que disse dos alunos da rede publica creio que isso pode até dar um processo para essa idióta!

  17. A prova estaba muito boa, bem elaborada, etc. Mas é fato que a concentração para a interpretação da leitura dos textos era primordial, e em relação a esta questão o enem pecou muito, pois disseram que que a reestruturação da prova envolvendo todas essas mudanças seria para facilitar a aplicação e realização da prova.

    Porém, me pergunto! Quem tem condições de ler, interpretar, analisar questão por questão, alternativa por alternativa, conscientemente, de 90 questões de prova em apenas 4:30H???

    Eu, por exemplo não consegui. Li, interpretei, analisei e respondi conscientemente 70 questões e o tempo se esgotou, o que sobrou de opção foi chutar 20 questões sem nem saber o que estava escrito!

  18. A prova estaba muito boa, bem elaborada, etc. Mas é fato que a concentração para a interpretação da leitura dos textos era primordial, e em relação a esta questão o enem pecou muito, pois disseram que que a reestruturação da prova envolvendo todas essas mudanças seria para facilitar a aplicação e realização da prova.
    Porém, me pergunto! Quem tem condições de ler, interpretar, analisar questão por questão, alternativa por alternativa conscientemente de 90 questões de prova em apenas 4:30H???
    Eu, por exemplo não consegui. Li, interpretei, analisei e respondi conscientemente 70 questões e o tempo se esgotou, o que sobrou de opção foi chutar 20 questões sem nem saber o que estava escrito!

  19. bando de inuteis discutindo e nao agindo..porisso q ja entrei com recurso p anular esse enem desastroso.meu processo ja esta em andamento..e vcs oq vao fazer msm? … assim! – eu respondo continuar discutindo ao invés de processar o inep …como são bobinhos… mal preparados!!! mecham-se !!!!!!!!!!!!!!!

  20. Achei que a prova nao estava difícil mesmo para alunos de escolas públicas, se o aluno estudou, nao importa onde ele tenha estudado e sim o seu esforço e desempenho para se sair bem na prova e se as escolas públicas nao passam o conteúdo necessário, o aluno pode muito bem estudar sozinho pois foi assim que fiz.

  21. Quimica co ca…… me ferrou não tava esperando tanta dificuldade,mas fazer o que??Tomara que seja amanhaã uma redação com um assunto que eu domine!

  22. Víctor Andrade

    Pelo menos todas as matérias chatas já foram hoje (:

  23. Boa noite! Achei que denovo teve muitos erros na prova do enem como todos puderam ver. Mas discordo de alguns comentário que dizem que estudantes de colégio público não irão tão bem, afinal creio que terão chances iguais aos alunos de colégio particulares basta querer capacidade todos temos! E acho também descriminar os alunos de escola pública não é correto, pois então respeite para ser respeitada.

  24. as opinioes sao diferentes…respeitem a opiniao da thaisa por que aquela prova tava dificil mesmo…ond muitas escolas publicas podem ter…mas so pra uma minoria de playboy d ensino publico que passa o dia estudando por que nao trabalham e nao se preucupam em fazer os serviço domesticos, ond tem muitas pessoas que tem que fazer os serviços domesticos e nao tm tmpo pra estudar e ainda tem as escolas publicas que nem trabalho escolar ou provas bem aplicadas teem…portanto se uns axaram a prova facil e por que realmente tiveram a influencia externa…e quem achou dificil nao viu o asunto mesmo…obrigado

  25. a prova tava facil eu fiz o caderno rosa e tava invertido e quem fez a um na 46 como vai ficar a culpa não e nossa vamos ser prejudicados por um erro que não temos culpa quero saber como vai ficar mas o resto tava normal tava facil

  26. Genteeeeeeeeeee só errei 5 questões das 90 de hoje..
    acho que vou passar o que voces acham…..

    passei uhuuuuu

  27. so espero que amanha seja melhor do k hoje
    e que o lapis e a borraçha nao fasa tanta falta

  28. Thaisa, sou aluna de escola pública. Achei a prova muito bem elaborada e fácil! Ok?

  29. dificil?, realmente é só pra quem não sabe ler pq a prova estava baba, super fácil, o que acontece é que o povo acha as questoes que tem textos uma coisa de montro, aff, que nada, eu nao estudei coisa nenhuma e fui super bem. O que ruim mesmo foi o tempo, imagino amanha com a redação!, as últimas eu chutei, pois nao deu tempo de ler ¬¬

  30. ESTE ANO AS PÉROLAS DO ENEM FICARAM POR CONTA DO INEP!!Que papelão ein!? Como confiar no resultado de uma coisa tão mal aplicada? Boa sorte a todos!

  31. oi pesoal.
    estive lendo os comentarios e nao concordo com muitos que falam que a escola publica nao preparo seus alunos pra essa prova. eu so estudante de direito e entrei na faculdade realizando a prova do enem ,alias eu e + meus 46 colégas de aula , sempre faço o enem todos os anos , só pelo belo “prazer”e acho que alunos de rede publica estão muitissimos preprados pra responder esse questionário.boa prova p? todos amanha

  32. 7 questões correspondem a prova branca do alex

  33. Algumas questões do Enem permitiam duas ou mais respostas,não havendo uma explicação coerente que justificasse a resposta definitiva.

    Questões do caderno Branco,como a 14,15,22,31,34,35,36,39,55,72 e 90…

    Aliás, a questão 55 não tinha uma resposta coerente.

  34. Eu estudei toda a minha vida na rede publica e esse é o quarto ano que faço o enem e este foi o mais dificil.Eu estava contando com um bom resultado para entrar numa faculdade publica este ano,e acho que não será possivel pois as questões de quimica eu não sabia. Estudei sozinha todo esse tempo na tentativa de aprender uma matéria que eu deveria ter estudado na escola mas, por falta de professores além de aprender o conteúdo recebi nota maxima em todo o ensino médio como a solução dos problemas da rede publica de educação. Uma rede fraca que resolve seus problemas aprovando sem ensinar e o governo cobra no enem resultados que só alunos de escolas particulares conseguem e os outros como eu não tem outra saida do que continuar tentando . “Hoje quem deveria estudar em rede publica estuda na particular e quem tem condições de estudar quer estudar na publica”!

  35. Tem gente que se acha melhor do todo o mundo, mas acaba sendo pior que todos e eu estudo sim na escola publica e naum utenho vergonha de assumir é melhor do que estudar em escolar particular e naum aprender nada, nem mesmo a respeita as demais. Thaíssa e etc

  36. O que vejo em uma prova como essa é o nível inferior do brasil.
    Com tantos problemas que o ENEM já passou, agora mais essa dos nomes invertidos.
    E assim de tudo A QUESTÃO 84(sobre solução de açucar no café) JÀ FOI APLICADA EM OUTRO VESTIBULAR. Quanta falta de criatividade. Essa questão está no livro
    de química do segundo ano do autor Francisco Miragaia
    Pg: 27- questão 66, Aplicada na UCS_RS.
    Eu fiz ela essa semana em casa.

    Questão 84(prova rosa) Sobre açucar no café
    letra B- 0,2 mol/L

  37. O erro do gabarito foi grave sim, depois de tantas exigências e tempo para a elaboração da prova, o mínimo que se podia esperar era um cartão-resposta sem erro!

  38. achei a prova bem acessivel, bem elaborada tb..soh achei a prova de quimica F…… mas tb bem…
    enquanto aos erros, ridiculo isso! eles tiveram tempo suficiente para analisar a prova e n perceberam o erro no gabarito?!!absurdo isso! e nem se fala da prova amarela (n sei direito pq a minha foi a rosa..) mas dai repetir questoes?!!
    ta ai a prova q o enem precisa ser reavaliado. Bom, esses sao soh os primeiros problemas, agora vamos esperar pelas inscriçoes( site travando, inumeros impates..), ai sim vem os problemas maiores…

  39. como vc sabe q essas respostas estão corretas???

  40. Pessoa eu nunca tinha feio o Enem…
    Mais só estou fazendo esse ano porque eu queria saber como que era a prova como era o enem
    mais o que vai valer mesmo pra mim é o enem do ano que vem porque estou do 2°ano do ensino medio
    mais pelo que eu vi na prova de hoje sabado estava dificil pq tem muitas coisa que ainda ñ vi
    mais só que tem muita coisa no começo da prova que eu ja tinha visto…
    E Thaisa vou te falar uma coisa !!!
    eu ñ acho se você estuda em escola pública você vai mal
    o ensino é tudo igual
    certo q nas escolas particulares vc aprende mais
    mais isso basta de vc
    vem de vc querer estudar pra um diaconseguir passar num vestibular com o do enem
    ñ é por nada, eu estudo em escola publica e à noite
    e olha q a noite você ñ estuda ñ tem prof. quase
    masi no ano que vem eu vou esta no 3°ano
    e vou fazer o enem pra valer
    e vou conseguir um proune
    e pq eu acho que vou conseguir um proune
    pq? eu vou estudar desde o começo do ano desde ja meu bem … desconcorde de você …
    sabe o q eu acho de pessoas como vc… pra esse tipos de pessoas como vc, são ignorantes…mais te aquele ditado
    cada um expressa sua opinião, que pena que pena q tem pessoas q ñ saibam expresar sua opiniões neh…

  41. Que moderação…coloca meu comentário aí,só pq defendo a escola pública não querem publicar meu comentário?Preconceito?

  42. daniel einstein

    aprova realmente estava muito facil, independentemente par aquem estuda em rede pública ou privada, o que importa é o preparo e a força de vontade, assim se desenpenhar um compromisso e objetivo, é provavel que esse estudante saia bem no exame. sou da rede pública

  43. a prova ñ estava difícil pra quem estava prepado,lógico,
    mas achei mais difícil que os anos anteriores,o erro
    de impressão deu pra tirar de letra,mas o nível com
    certaza está auto para os participantes que terminam
    o ensino médio este ano!!!!!

  44. Carolina S.Andrade, de Campinas, minha filha dá p me explicar o que significa que a prova não estava fácil e nem difícil? Acho mais difícil de entender essa sua colocação do que a prova.rsrsrsrs

  45. PROVA 1 – 2010 | Prova: Branca

    Gabarito

    Questão 1

    Alternativa: A
    O gráfico mostra a presença de latifúndios no Brasil, onde grandes extensões de terra estão concentradas na mãos de poucos proprietários.

    Questão 2

    Questão 3

    Alternativa: B
    As tecnologias utilizadas na atualidade permitem transformar solos inférteis em áreas produtivas.

    Questão 4

    Alternativa: B
    O principal problema em relação ao depósito de lixões é a proliferação de doenças causadas por insetos e roedores, além a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

    Questão 5
    Alternativa: D
    A aração do solo nas encostas desmatadas facilita o processo erosivo.

    Questão 6

    Questão 7
    Alternativa: C

    As coordenadas geográficas permitem localizar com precisão qualquer ponto da superfície terrestre.

    Questão 8
    Alternativa: B

    Diferentemente da manufatura e da maquinofatura, o artesanato não utiliza a divisão técnica ou social do trabalho, não há mecanização característica inerente a indústria moderna.

    Questão 9
    Alternativa: C

    A Guerra do Contestado se insere nas disputas envolvendo, de um lado, poderosas forças econômicas (grileiros, companias ferroviárias e serrarias) e, do outro, posseiros humildes que se valiam das terras devolutas para obter seu sustento. O avanço das ferrovias pela região ameaçava as formas tradicionais de sobrevivência desses posseiros, que, motivados pelo messianismo, iniciaram uma série de confrontos contra as forças oficiais, agrupadas sobre o nome de Guerra do Contestado.

    Questão 10
    Alternativa: A

    Os BRIC apresentam grande desenvolvimento econômico nos últimos anos , levando em considerção suas potencialidades naturais, econômicas e sociais.

    Questão 11
    Alternativa: B

    Os fósseis soterrados sofreram um processo de deposição, compactação e cimentação (litificação). As formações sedimentares são testemunhos de processos geológicos passados, em que seres vivos foram fossilizados.

    Questão 12
    Alternativa: E

    A questão aborda o período da Revolução Industrial inglesa e sua relação com a urbanização nos séculos XVIII e XIX. A exploração sobre o trabalhador, e a ausência de uma legislação trabalhista, abriam espaço para a proliferação de ambientes urbanos com condições precárias de higiene e moradia. Desse modo, as metrópoles do século XIX assemelhavam-se mais a cavernas escurecidas pela fuligem e pela umidade, do que com espaços celebrativos das relações humanas.

    Questão 13
    Alternativa: C

    A aquisição do atual Estado do Acre, pelo governo brasileiro, foi sacramentada com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903, como consequencia da ampliação da presença de seringueiros brasileiros na região, despertando preocupações territoriais do governo boliviano.

    Questão 15
    Aternativa: B

    O maior desafio na construção da hidrelétrica de Belo Monte, é equilibrar os investimentos no crescimento do país e a manutenção do meio ambiente, levando em consideração principalmente os agricultores e a população indígena local.

    Questão 16
    Alternativa E

    Devido à centralização do poder nas mãos do imperador Inca, e a existência de uma aristocracia hereditária, a composição social dessa Civilização constituia-se de forma rígida, não havendo, assim, a possibilidade de ascensão social, como está evidenciado na alternativa.

    Questão 18
    Alternativa: A

    O avanço do agronegócio nas últimas décadas não vem levando em consideração a presença sócio cultural local representada principalmente pelos povos indígenas.

  46. A prova não estava com alto grau de dificuldade…
    E quanto aquelas pessoas que acham que os alunos da rede pública não formam bem esta equivocado.
    O louco da Teoria da Relatividade disse: “A ÚNICA COISA QUE INTERFERE NO MEU APRENDIZADO É MINHA EDUCAÇÃO”
    O conhecimento esta para todos…….
    Estudei em escola plública…. Sou webdesigner e programador de programas para computador…. e minha base foi na escola pública….

  47. Estudo no EREMI-CD, uma estrutura do futuro, é um colégio tecnológico, único em pernambuco, e sabe uma coisa é publico ô, tem meninos lá, que vão sair de lá e vão direto trabalhar na Microsoft, estudam programação de jogos digitais lá, cursso qeu com certeza seus metidos, não tem nos colégios de cs, lá não só tem isso só to mosrtnaod um pouco do colégio, há coloca no oogle isso. Vcs tem muito preconceito com colégios públicos, so porque podem pagar um colégio. Desejo que Todos vcs passem, mais não fala assim dos colégios públicos.

  48. Bom sou aluna de escola publica e pra mim a prova não estava difícil e ao contrário de muitos comentários as escolas publicas tem suas dificuldades sim, porem vai de cada aluno se esforçar e ir atrás de seus objetivos. (Tudo o que caiu na prova eu estudei no colégio).
    Principalmente as questões ambientais.

  49. A prova não estava difícil, mais exigia muita atenção em relação a quantidade de questões que havia na prova.

    De fato quem estuda em escola pública teve dificuldade(Eu estudo em Colégio Federal e perguntei alguns colegas meus).E não me venham tentando maquiar a educação pública com demagogia de que o desempenho é indivídual.Havia diversos conteúdos que não tinham sido ensinados na escola de meus colegas, como eles acertariam as questões?

    Pra quem defende a teoria, é óbvio que os alunos de colégios particulares menosprezam o enem.Talvez por que eles sabem que é uma manobra política e decidem estudar para entrar em universidades que não vendem a alma ao Diabo(Como Unicamp e USP).

  50. Prova venceu o pessoal pelo cansaço. Pensei que iriam pelo menos mudar isso.