14/11/2016 | segunda-feira
Home | Educação | Prova OAB 2012

Prova OAB 2012

oab 2012

Para se tornar efetivamente um advogado e atuar na área de defensoria o bacharel em direito necessita obrigatoriamente de sua aprovação no difícil exame da OAB. A OAB geralmente é muito criteriosa ao elaborar as suas provas, e acaba cobrando um conhecimento muito forte do ramo jurídico, o que devia ser algo de praxe para que o candidato a profissional se torne um bom profissional e preste os serviços jurídicos de forma satisfatória. Todos os anos a entidade elabora uma prova diferente para regulamentar o diploma de quem foi graduado em Direito.

A ordem também atua em defesa dos serviços que são prestados pelos advogados, sempre avaliando o desempenho dos profissionais através de suas provas. Desde o ano 1930 a entidade tem prestado toda a assistência possível no cenário jurídico, aplicando provas para validar definitivamente a formação dos profissionais que realmente tem a mínima competência para assumir os desafios e compromissos perante a carreira jurídica.

Somente realizando e sendo aprovado na prova da OAB é que o bacharel em Direito tem a autorização para o exercício da profissão. Caso o profissional acabe não sendo aprovado pelo exame, ele poderá participar novamente no próximo ano.

Não existe um numero máximo de tentativas. Porém se o candidato está com muita dificuldade é recomendado a participação em um curso preparatório.

OAB 2012

Com certeza a prova OAB 2012 vai seguir os mesmos critérios de todos os anos anteriores. O conteúdo elaborado avalia os conhecimentos dos graduados na área jurídica. As questões são de múltipla-escolhe e são relacionadas a direito administrativo, comercial, civil, tributário e vários outros tópicos da esfera jurídica.

Já a segunda etapa do exame da OAB é um pouco mais complicada pois os futuros advogados precisam provar que entendem do que estão fazendo demonstrando em uma peça processual. Neste caso as questões são dissertativas e envolvem situações reais que o profissional vai encarar durante toda a sua carreira.

As inscrições prova OAB 2012 acontecem exclusivamente pela internet, sendo que cada candidato precisa desembolsar em média 200 reais para participar das provas.

Assim que for anunciado o edital, estará disponível todas as demais informações a cerca desta prova.

Check Also

prova brasil

Simulados Prova Brasil 2011

O Ministério da Educação divulgou hoje os simulados da Prova Brasil 2011 que deverá ser …

No comments

  1. Descordo do exposto pela Zuleide. Acho fundamental referido exame, posto que ele serve justamente para analisar o conhecimento teórico que o bacharel adquiriu na graduação e não para analisar o conhecimento prático adquirido pelo militante na área.
    O que pode ser questionado é o nível de conhecimento que é exigido no exame e não sobre a injustiça dele existir.
    Ademais, em toda área deveria ser exigido um exame como da OAB.

  2. A cara colega acima deveria estudar um pouco mais direito constitucional. Não me darei
    o trabalho de tecer considerações, que creio, qualquer jurista deveria expressar. A carreira jurídica deve se pautar pela lisura, é sabido que inúmeras instituições de ensino superior não primam pelo conteúdo e sim pela pecúnia.

  3. Acho esta prova muito injusta, pelo fato de bacharel em direito como em toda profissao ,qdo da sua graduação inciamente, nao sabe quase nada, aprenderá mesmo é na pratica,nao vejo motivo, para avaliar um profissional, q se quer teve a oportunidade do minimo de pratica exigir tanta habilidade,especialmente, quando nos demais cursos,esse feito nao é exigido. nem mesmo em medicina se faz essa exigencia. sinceramnte além de inconstitucional é injusto.