14/11/2016 | segunda-feira
Home | Educação | Tutorial: Como fazer cadastro na Plataforma Freire

Tutorial: Como fazer cadastro na Plataforma Freire

No tutorial de hoje iremos mostrar o passo a passo necessário para realizar um cadastro na Plataforma Freire. O cadastro inicial é o primeiro procedimento que deve ser realizado por todos os professores que tenham interesse em se inscrever em um dos cursos de graduação ou pós-graduação oferecidos pelo Ministério da Educação dentro do Plano Nacional de Formação dos Professores.

Lembramos apenas que essa opção é válida apenas para professores que não tenham efetuado um cadastro anteriormente na Plataforma Freire.

Acompanhe abaixo os 8 passos necessários para efetuar o seu cadastro rapidamente.

Passo 1

Para começar é necessário acessar o site da Plataforma, no endereço freire.mec.gov.br. Na página inicial temos a tela abaixo e para iniciar o cadastro basta clicar na opção Acessar o sistema, que na imagem abaixo está apontada com uma seta vermelha.

inicio plataforma freire

Passo 2

Na tela que irá abrir a seguir basta clicar na opção Clique aqui para fazer o cadastro inicial, que se encontra na parte inferior da página.

iniciar cadastro plataforma freire

Passo 3

A próxima tela é a primeira do cadastro e nela deverá ser informado o CPF do interessado em efetuar a inscrição na Plataforma Freire.

plataforma freire

Passo 4

Nessa tela o sistema irá mostrar o CPF já preenchido e deverá ser digitada a palavra que aparecer na imagem lateral.

plataforma freire passo 2

Passo 5

Agora o sistema vai solicitar mais informações sobre o professor, incluindo número da identidade, email para contato e senha para acesso ao sistema. Preste atenção para cadastrar o email correto e utilize uma senha de sua preferência.

plataforma freire

Passo 6

Mais uma tela de dados cadastrais, com informações para contato e dados da instituição na qual o interessado está trabalhando atualmente (esses dados poderão ser atualizados mais tarde).

plataforma freire

Passo 7

Nessa página começa o cadastro do endereço de residência e é necessário informar apenas o CEP.

plataforma freire

Passo 8

Agora informe todos os dados relativos ao seu endereço residencial, sendo que eles são obrigatórios.

plataforma freire cadastro

Pronto!

Se você chegou a essa tela significa que o seu cadastro foi realizado com sucesso e já está cadastrado na Plataforma Freire. Essa tela é temporária e você deverá ser redirecionado automaticamente para a tela inicial da Plataforma.

plataforma freire cadastro ok

Check Also

prova brasil

Simulados Prova Brasil 2011

O Ministério da Educação divulgou hoje os simulados da Prova Brasil 2011 que deverá ser …

No comments

  1. Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber se posso me inscrever em algum curso na plataforma freire, sou Pedagoga mas não atuo no momento. e como posso saber onde e quando há inscrições.
    Obrigada.

  2. trabalho em uma escola em Natal/RN, tenho o curso Normal Superior do Istituto de Formação Superior Presidente Kenned-IFESP e, gostaria de saber se posso fazer uma especialização pela plataforma Freire. No momento também quero informar que trabalho nesta escola da Rede Municipal de Ensino, na função de auxiliar de Secretaira.
    Sem mais para o momento, antecipo meus sinceros agradecimentos.

  3. Gostaria obter informações de cursos que me habilitem para trabalhar em cursos técnicos profissionalizantes, pois sou formada em Ciências Contábeis. Estes cursos podem ser encontrados na Plataforma Freire?
    abrs.

  4. edilene marilia de miranda rodrigues

    Sou assistente social da prefeitura consigo fazer algum curso na plataforma

  5. sou formado em geografia, porem não estou atuando ainda em sala de aula, consigo me inscrever para um curso de especialização na platafoma freire mesmos assim?

  6. Aguardo resposta no meu e-mail sobre a minha situação no censo, segundo a escola eu estou ok.

  7. Por favor preciso fazer minha inscrição para uma especialização em direitos humanos, mas não consigo, segunda a informação é que eu não faço parte do censo de 2009 e 2010, e já sou professora concursada desde 2007. Por favor eu só tenho hoje para me escrever mim ajude. Aguardo informação

  8. Boa tarde, eu sou monitora de Educação Infantil a 9 anos tenho apenas o ensino médio não cursei uma faculdade até hoje por condições financeiras e onde trabalho ainda não tive essa oportunidade e tão pouco insentivo, mas gostaria de saber porque na Plataforma Freire não podemos ter a mesma oportunidade que professores para fazer os cursos de especialização se já atuamos na area como educadores, e talvez ainda fazendo o trabalho melhor que muitos que apresentam um diploma obrigado Eliete Jandira.

  9. ana maria crancio maciel

    Estou tentando fazer novamente minha pré inscrição para o curso de especialização em educação infantil. Entrei no primeiro cadastro , refiz minha senha , coloquei meu cpf, fiz senha, recebi o código e não consigo acessar o tal de SSD código vermelho , para completar a pré inscrição ( como a secretaria de educação me informou ) Como devo proceder neste novo processo e ter garantida minha nova inscrição ?
    Obrigada
    Ana Maria

  10. Perdi minha senha e nao consigo acessar aplataforma o que fazer?

  11. Creusa Alves da Cruz

    Estou muito triste, acabei de fazer o curso Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela UEPA. Agora gostaria de fazer Tecnologia Assistiva (TA), mas não consigo fazer minha inscrição, pois não tenho o número do Educa Censo por não estar no exercício do Magistério em 2009/2010. Acho injusto pois trabalho na área da Inclusão e procuro sempre me atualizar, mas estou sendo impedida.
    Gostaria de uma explicação, ou melhor de uma chance para fazer o curso, pois estou na função de Professora de Recurso e nada mais justo do que me aperfeiçoar cada vez mais. Vocês não acham?
    Meus sinceros agradecimentos pela atenção e atendimento ao meu pedido.
    Creusa

  12. Maria Georgina Alves de Moura

    Gostaria de saber se quem já deu aulas de informática em escola particular pode ter acesso a um dos cursos da Plataforma Freire?

  13. Geralda Matildes Ferreira

    não estou conseguindo entrar no perfeil do diretor , como devo fazer

  14. Olá, gostaria de saber o porque de eu tentar varias vezes realizar o meu cadastro e de uma amiga e não conseguir…me de uma ahuda por favor pq gostaria muito de fazer os cursos da formação continuada…abraços

  15. Olá,
    preciso tirar algumas, por favor me ajudem, sou professora auxiliar ( PEDAGOGA) do quadro efetivo do estado ( SECD-RR) e tenho um contrato temporário com município ( SMEC-BV-RR) ( como professora coordenadora do laboratório de informática) preciso saber como me cadastrar, se pelo estado ou pelo município, se posso cursar algum curso,,,, me ajudem por favor

  16. Cleides Arboit

    Gostaria de fazer uma especialização em Ed. Especial à distancia pela plataforma, ja que nao tenho como csutear as despesas. trabalho em Escola Publica na rede municipal e estadual do rs. É possível? Como faço?

  17. Fui solicitada para a realização do curso da Plataforma Freire , mas estou com pendências nos dados cadastrais. Como fazer para regularizar?

  18. maria aparecida

    ola gostaria de alterar alguns dados que fiz no cadastro, como faço?

  19. trabalho,creche numa creche,municipal. como meredeira,gostaria de fazer um curso da plataforma freire, deveriam abrir oportunidade,para todos proficionais,que trabalham na educação,que de uma forma ou de outra contribui, na formação das crianças

  20. Ana Claudia Marques Silvestre

    Gostaria de saber se ha algum curso a distancia, não consigo achar, e tambem não consigo ver os cursos disponiveis

  21. Cheguei ate os dados do usuario mas não consigo preencher os dados como por ex: tipo do logradouro….o q eu faço????m ajudem…

  22. Boa Tarde!

    Os cursos da Plataforma Freire é so para professores?
    Tecnico Administrativo Educacional pode fazer inscrição?
    Aguardo resposta no meu e-mail.
    desde ja agradeço

    Lucimara

    • Olá Lu,

      Sim, os cursos da Plataforma Freire são destinados exclusivamente aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais.

      Abrs.